7 de abril de 2014

O Nascimento dos números e o processo de contagem - Parte I


Quantas vezes no dia-a-dia não usamos a matemática? Por mais que isso possa parecer assustador e intragável para algumas pessoas, ela está ali e é uma das atividades mais básicas do homem. O Usina Dessa semana falará um pouco sobre o início da matemática!

Antes que venha na sua cabeça, contas avançadas, e que você pense: não usarei isso na minha vida, vamos pensar no que você já fez.

Lembra quando você tinha quatro anos? Quando algum adulto chegava e perguntava quantos anos você tinha? Você talvez falasse “cato”, mas com toda certeza levantava quatro dedos da mão, e se fizesse aniversário, saberia que daquele dia em diante mostraria os cinco dedos abertos. Isso por que você acrescentou um a sua idade.

A ideia de contagem é a primeira noção básica do ser humano. Mas o que é matemática? A palavra matemática é uma derivação da palavra grega mathema, que significa conhecimento, cognição, compreensão ou percepção. Isso demonstra que antes de tudo a matemática era um perguntar sobre o mundo, algumas evidências mostram que os matemáticos começaram a cerca de 2700 anos a compreender a natureza.

Antes de qualquer coisa a contagem nunca foi algo exclusivo do ser humano, galinhas, por exemplo, conseguem perceber que um ovo esta faltando se assim o for retirado, obviamente elas não sabem contar como nós, mas sem dúvida possuem um senso de quantidade.Nós tivemos um contato com a contagem na agricultura por exemplo: um pastor que gerenciava suas ovelhas tirava pedras de um saco a cada ovelha que saía para pastar, no fim da tarde para cada ovelha que voltava ele recolocava uma pedra no saco, se alguma pedra sobrasse, alguma ovelha foi perdida ( há casos de registros contrários, onde o saco começava vazio e eram postas pedras, mas o sentido é o mesmo), começou a se criar uma espécie de correspondência. Esse fato foi tão importante que o que a palavra cálculo origina da palavra calculus que quer dizer pequena pedra.

Com o tempo, pedrinhas deixaram de ser usadas e resolveram se usar símbolos, como os dedos da mão. O conceito inicial é que só existiam os números 1, 2 e 3. Sendo o último uma representação de muitos ( devido a isso muitas línguas tem a palavra três e muitos com escrita muito parecida, como o latim: tres (três) e trans (mais além) e o francês: trois(três) e très (muito)). Com o tempo os outro números foram implantados devido a sua necessidade e só por último surgiu o número para representar a ausência de quantidade: o zero!

No final das contas todas as usam direta ou indiretamente a matemática: isso pode ser, por exemplo, a análise da qualidade do monitor em que você está vendo esse texto, meu caro andarilho. É através da matemática que uma maquina analisa a isso.

A matemática como ciência mesmo surgira na Grécia. Lá ela era utilizada tanto para atividades mais diárias como medições quanto para os campos da astronomia e numerologia ( na época vistos como algo místico, divinal). Tudo isso foi numa época próxima a Tales de mileto e Platão, infelizmente a via direta do conhecimento da matemática nesta época foi perdida. Os escritos são conhecidos apenas por referencias de outros autores e comentaristas como Pappus de Alexandria e Proclo Licio nos séculos III e V, respectivamente.



            “This, therefore, is mathematics; she reminds you of the invisible form of the soul; she gives life to her own discoveries; she awakens the mind and purifies the intellect; she brings light to our intrinsic ideas; she abolishes oblivion and ignorance which is ours by birth”
Proculus

              “Isto, portanto, é matemática; ela te relembra da forma invisível da alma; ela dá vida as suas próprias descobertas; ela desperta a mente e purifica o intelecto; ela traz luz à nossas idéias intrínsecas; ela nos livra do esquecimento e da ignorância que nos é dada pelo nascimento”

Proclo Licio


Mas e os algarismos? Os números que vemos hoje em dia são resultado de um processo de transformação com o passar do tempo. O que usamos chamado de indo-arábicos foi criado por uma civilização antiga que se situava onde hoje temos o Paquistão, já o sistema de numeração veio do matemático persa Al-Khwarizmi ( foi dele que se derivou o nome algarismo ).
Os números naquela época eram mais ou menos assim:



Mas os números não foram apenas isso, houveram múltiplas visualizações dos mais diferentes locais. Fiquem ligados a parte número dois do Notação científica que mostrará como era os números em diferentes culturas.


Confira aqui a parte 2:

O Nascimento dos números e o processo de contagem - Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: